Capa » Notícias » EUA » Trump quer cortar nos vistos de residência permanente

Trump quer cortar nos vistos de residência permanente

Donald Trump anunciou esta quarta-feira o seu apoio a uma proposta de lei dos senadores republicanos David Perdue e Tom Cotton, inicialmente apresentada em abril e agora reformulada para conter aspetos considerados importantes por Trump.

Segundo o Diário de Notícias, o presidente norte-americano quer reduzir para metade o número de vistos de residência permanente atribuídos anualmente e impor novos critérios para a entrada de imigrantes. Para Trump, irá assistir-se “à mais importante reforma no nosso sistema de imigração do último meio século”.

O Diário de Notícias lembra que atualmente são atribuídos por ano mais de um milhão de green cards (vistos de residência permanente) e o objetivo é reduzir este número para metade ao longo da próxima década.

Um dos principais aspetos da proposta dos senadores Perdue e Cotton é a restrição das pessoas de família que podem invocar esses laços para entrarem nos EUA. Assim, apenas o cônjuge e os filhos menores passam a poder fazê-lo, ficando de fora os filhos maiores de idade e os irmãos dos já residentes.

A maior alteração, e que resulta da iniciativa do próprio presidente no seguimento do que defendeu na campanha, é a criação de um denominado sistema de mérito, favorecendo aqueles fluentes em inglês e com competências profissionais específicas. Em paralelo, um certo desafogo financeiro será também levado em linha de conta.