Capa » Notícias » EUA » Trump falou “numa linguagem que Kim Jong-un pode compreender”

Trump falou “numa linguagem que Kim Jong-un pode compreender”

O chefe da diplomacia norte-americana, Rex Tillerson, afirmou hoje que o presidente Donald Trump enviou uma “mensagem forte” à Coreia do Norte “numa linguagem que Kim Jong-un pode compreender”.

Donald Trump ameaçou na terça-feira o regime da Coreia do Norte com “fogo e fúria nunca vistos” se Pyongyang persistir nas ameaças aos Estados Unidos. Em resposta, um porta-voz militar norte-coreano afirmou que o regime está a avaliar planos para atacar a base norte-americana em Guam, 3.430 quilómetros a sudeste da Coreia do Norte.

Segundo Tillerson, a retórica da Coreia do Norte está a tornar-se mais forte e mais ameaçadora em consequência da renovada pressão internacional e Trump falou como falou porque o líder norte-coreano “não parece compreender a linguagem diplomática”.

O secretário de Estado norte-americano acrescentou que Trump quis deixar claro que os Estados Unidos “têm uma capacidade inquestionável para se defenderem” e vão proteger-se e aos seus aliados.

Tillerson, que fez uma escala em Guam no regresso a Washington de uma visita ao sudeste asiático, manifestou-se por outro lado convicto de que “não há uma ameaça iminente”.

“Nada do que vi e nada do que sei indica que a situação tenha evoluído de forma dramática nas últimas 24 horas”, disse.

 

MDR // ANP

Lusa/Fim