Capa » Notícias » Desporto » João Sousa, vencedor do Estoril Open, vai receber medalha de mérito desportivo da cidade de Guimarães

João Sousa, vencedor do Estoril Open, vai receber medalha de mérito desportivo da cidade de Guimarães

O tenista João Sousa vai receber a medalha de mérito de grau ouro do município de Guimarães, após ser o primeiro português a vencer o Estoril Open, anunciou esta terça-feira o presidente da Câmara, Domingos Bragança.

O atleta vimaranense venceu, no domingo, o único torneio luso do circuito ATP, ao derrotar o norte-americano Frances Tiafoe, por duplo 6-4, e, na sequência do feito, vai ser galardoado pelo município no próximo dia 24 de junho, feriado municipal que comemora a Batalha de São Mamede, em 1128.

“Guimarães terá que homenagear o João Sousa. E o melhor modo de homenagear o João Sousa é no dia 24 de junho, dia de celebração de Guimarães e do “dia um” de Portugal. É ser-lhe atribuída a medalha de mérito desportivo, de grau ouro”, disse o autarca, durante a homenagem ao atleta, hoje no salão nobre dos paços do concelho.

O autarca salientou que o galardão reconhece não só os “atributos desportivos”, mas também os “humanos” que fazem de João Sousa, 48.º classificado do ‘ranking’ mundial, um “senhor vimaranense conhecido em Portugal e no mundo”.

Numa cerimónia que contou ainda com as presenças do vereador do desporto, Ricardo Costa, e do presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, o presidente da Câmara defendeu que João Sousa tem dado um contributo “decisivo” para o ténis nacional, enquanto “melhor tenista português de sempre”, mas também para o ténis local.

“Em Guimarães, o ténis, como modalidade desportiva, nunca mais será a mesmo. O seu contributo será decisivo para que muitos jovens abracem esta modalidade”, considerou.

Face a nova homenagem no próximo mês, o tenista mostrou-se “orgulhoso” por poder “ser homenageado na cidade do coração” e grato pelo “carinho especial” que os vimaranenses nutrem por si, tendo prometido que vai guardar a medalha guardar a medalha “num sítio muito bonito”.

TYME // RPM

Lusa/Fim